Agora é oficial: Emerson Leão é o novo técnico do Tricolor. O anúncio foi feito pela diretoria do São Paulo e o homem de fios de cabelo brancos já assume hoje o comando do time e é presença confirmada no banco trimundial no jogo de quarta-feira contra o Libertad, em partida válida para a Copa Sul-americana.
Eu quero aqui deixar claro que eu sou contra a troca de técnicos da forma como acontece no Brasil. Não concordei com a demissão do Adilson, apesar de algumas dificuldades de escalação, o carinho com os jogadores era óbvio e isso, na minha humilde opinião, é bastante importante para a estabilidade do grupo. Não conheço muito do trabalho de Leão no tricolor. Pesquisando pelo mundo internetístico, vi que o seu aproveitamento no São Paulo não tem números assim muito espantosos, mas que, ainda assim, existe uma relação de amor com o clube e com os torcedores. E além disso, ele tem pelo na venta, e uma coisa que o São Paulo precisa é de alguém com pulso firme, o que não existe no São Paulo desde a era Muricy.
Leão chega ao São Paulo em uma fase crítica. O time praticamente disse adeus ao campeonato (uma campanha vergonhosa nos últimos jogos, perdendo pontos que de maneira nenhuma poderiam ser perdidos) e coloca agora na lista de prioridades vencer a sul-americana e tentar a vaga para a Libertadores do ano que vem.
Está mais do que provado que técnico não ganha campeonato. Prova disso é o Vasco, preferido ao título e que sequer tem treinador. Porém, tem garra e determinação e 11 jogadores que decidiram que ganhariam o campeonato em homenagem a Ricardo Gomes. E, gente, Vasco vencer o campeonato é sinal de que os times geralmente favoritos precisam redescobrir a fórmula do sucesso.
Se técnico não ganha título, ter três treinadores em um só ano não contribui em nada com a estabilidade do time. E se o torcedor são-paulino esperava tranquilidade com a contratação de Leão, pode esquecer: o técnico assinou só até o fim do ano. A renovação do contrato depende, penso eu, dos resultados alcançados.
E será que isso é justo? A pouco mais de um mês do fim do Brasileirão, que milagres o Leão terá de fazer para conquistar a simpatia de Juvenal, o Grande? Ganhar a Sul-americana é uma boa ideia. Conseguir vaga para a Libertadores também. Mas, principalmente para a segunda opção, a briga é grande e, a menos que o Leão comece a sacudir jogadores que fazem corpo mole, dificilmente a solução estará no técnico. A não ser que ele entre em jogue e mostre o que realmente é ser são-paulino. Caso contrário, meus amores, e se o São Paulo não conquistar nada ainda este ano, preparem os vossos corações, que o Juvenal, o Grande anunciará em 2012 mais um técnico. Só que... Juvenal... o buraco é mais embaixo.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário poderá ser usado contra você no tribunal!
Por isso pense duas vezes antes de:
- Fazer um comentário racista ou preconceituoso;
- Ofender alguém com palavrões;
- Incentivar atos de vandalismo;
- E divulgar pornografia.
Fora isso você pode fazer qualquer coisa aqui no Falta Pra Cartão.
Obrigado e volte sempre!