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10 de abril de 2011

Grande Prêmio da Malásia de Formula 1



O TREINO

O GP da Malásia é disputado no circuito de Sepang, em Kuala Lumpur. É uma pista mista, com curvas travadas, de média e alta velocidade, e duas grandes retas (reta oposta e dos boxes). Mais uma chance de vermos como os dispositivos “facilitadores” de ultrapassagens KERS e DRS irão reagir.

O treino foi disputado com pista seca e sem chuva, demonstrando um domínio parcial da RBR. Parcial, porque nas 3 partes do treino, a primeira colocação passou também pela Ferrari e McLaren.

A McLaren mostrou um bom acerto e Hamilton fez uma ótima volta no fim do Q3. Enquanto Hamilton perguntava à equipe se era o pole position, Vettel dava uma “powerlap” ao estilo Senna, com direito a toda a atenção, arrancou a pole das mãos do inglês!


Entre os brasileiros, Felipe Massa ficou em 7º, duas posições atrás de Alonso. A Ferrari tem um carro apenas confiável e com problemas que precisam ser resolvidos antes da Formula 1 chegar à Europa, senão o passeio dos Touros Vermelhos vai ser cruel.

Rubens Barrichello e sua Williams ainda não chegaram a um acordo.

Quando o carro rende, o piloto falha (vide Austrália). Quando o carro falha, aí não tem milagre...

Rubinho ficou apenas em 15º. É decepcionante ver uma equipe com a história e know-how da Williams atrás de times como Force India e Sauber.

Petrov e Heidfeld se classificaram em 6º e 8º, largando ao lado das Ferrari´s.

A CORRIDA

Vettel manteve a ponta sem dificuldades, Hamilton não ofereceu trabalho para o alemão na primeira curva porque teve que se preocupar com a largada espetacular de Nick Heidfeld, pulando para a 2ª posição na primeira curva.


Enquanto Nick subia, Webber caía no grid, perdendo 6 posições na primeira volta.


Felipe Massa largou bem e novamente ultrapassou Fernando Alonso.


A parada desastrosa de Massa

Tudo corria bem para Felipe Massa até o primeira sequência de pit-stops. A primeira parada para troca de pneus de Felipe Massa lembrou os tempos de Rubinho na Ferrari: RIDÍCULA!

Adoro uma boa “teoria da conspiração” e fico pensando se não há sabotagem. Alonso estava atrás de Massa quando a Ferrari não conseguiu trocar o pneu dianteiro direito...

Pelos lados da McLaren, Hamilton conseguiu uma ultrapassagem dupla em cima de Buemi e Schumacher. Um daqueles momentos pra calar a boca dos críticos que dizem que a Formula 1 não tem emoção!

PS: Depois dessa, o alemão deve ter entrado pro pit pensando: "Essa mulecada tá ficando louca, acho que não tenho mais idade pra isso..."


Fim para Rubinho

Barrichello abandonou na volta 23, com problemas no câmbio. Antes de abandonar, já tinha parado no pit-stop no começo da corrida para trocar um pneu furado.

As dificuldades deste fim de semana, como a falta de velocidade no final das retas, foram fatais em um circuito como o de Kuala Lampur, que possui duas grandes retas que proporcionam aproximações e ultrapassagens.

Show de Kobayashi

Koba deu um show à parte. Passou o multicampeão Schumacher duas vezes, na segunda vez, uma ultrapassagem digna de grande piloto. Outros pilotos também foram vitimados pela ousadia do japonês. A Saber mostrou ter um carro equilibrado, foi a equipe que menos sofreu com o desgaste dos pneus, desgaste este já aguardado por todos.

Descrevo aqui alguns duelos ocorridos na parte final da corrida. Os principais foram:

Hamilton x Alonso

A 11 voltas do fim, Alonso chegou em Hamilton e a briga prometia, até Alonso tocar a asa dianteira esquerda no pneu traseiro direito de Lewis, acabando com a sua corrida. Mais tarde, ambos os pilotos foram punidos com acréscimo de 20 segundos no tempo final da prova, mas apenas o inglês perdeu posições, ficando em 8º.


Massa x Webber

Além de ter mais carro, os pneus de Webber estavam em melhores condições que os de Felipe. Na primeira investida de Webber, Massa se protegeu evitando a ultrapassagem no final da reta dos boxes. Mas isto permitiu a Mark estudar o movimento de defesa do brasileiro, e na volta seguinte conseguiu a ultrapassagem.


Heidfeld x Webber

Faltando 5 voltas para o final, com mais pneu e carro que Heidfeld, Weber se aproximou e atacou Heidfeld por 3 vezes. Mas o alemão estava focado em manter a 3ª colocação, se defendeu bem e foi para o pódio!

Felizmente, não houve nenhum acidente grave no GP da Malásia, apenas um susto com o russo Vitaly Petrov, que fazia boa corrida com a sua Renault, até perder o controle e escapar em uma curva simples.

Ao retornar para a pista, passou por uma depressão ao lado da pista, que serviu como uma rampa para a Renault voar.

O impacto foi forte e o volante "saiu" nas mãos do russo!


O destino de “Quick Nick”!

Heidfeld foi a surpresa na Malásia. Fez uma largada sensacional, se manteve entre RBRs, brigou com McLarens e foi mais equilibrado que as Ferraris.

Esperava uma boa temporada da equipe Renault e a cada corrida isto se confirma. Azar da Ferrari, que terá que se esforçar muito para manter a condição de 3ª força da Formula 1.

É engraçado como o destino “brinca” com todos nós, inclusive com as estrelas da Formula 1.

Digo isto porque Heidfeld disputou vaga na Williams com Maldonado e Rubinho e ficou desempregado.

Mas o destino sorriu para o alemão ao herdar a vaga do acidentado Kubica. Rubinho deve ter pensado: “EU poderia estar na Renault...”

Sempre tive a ideia de que não existe sorte em nenhum esporte, e sim competência. Hoje não tenho assim tanta certeza...


E as Ferrari´s...

Massa e Alonso cruzaram a linha de chegada praticamente juntos. Confesso que rolou um “frio na barriga”...

Se Alonso passa Massa, a Teoria da Conspiração da Ferrari voltaria à tona na Formula 1.

Para Alonso, a corrida terminou com gosto de derrota, pois poderia brigar pelo pódio se não houvesse o incidente com Hamilton.

Para Massa, valeu terminar a frente de Alonso. E apenas isto.

Continuo com a ideia de que não podemos esperar muito de Massa e espero estar errado. Mas não acredito que a equipe Ferrari irá dar a mesma atenção e tratamento para Alonso e Massa.

O espanhol é bi-campeão do mundo e todos sabemos que isso pesa dentro e fora das pistas.

Massa é um piloto novo, experiente e rápido. Merecia ser primeiro piloto em uma equipe de ponta.


A farofa da Pirelli?

Por onde os carros passam, sempre se forma uma trilha. Isto é bem visível em corridas com chuva.

Mas o desgaste precoce dos pneus Pirelli nesta corrida era visível, ao ponto de se formar um “mar de borracha” fora do traçado. Isto é um problema para os pilotos que são obrigados a sujar seus pneus com detritos de borracha durante uma aproximação ou tentativa de ultrapassagem.

Observei que os pneus macios duraram em média, 10 voltas. Os pneus duros duraram mais na Sauber, aproximadamente 30 voltas.

Entretanto, nas Mercedes duraram apenas 16 voltas.

Isto prejudica as equipes, principalmente em início de temporada, quando precisam de um conjunto confiável.

Para se defender, a Pirelli deve dizer para a FIA que a culpa é do KERS...



Nota positiva: Independente do resultado dos brasileiros, a Formula 1 parece estar recuperando a imagem de esporte competitivo, perdida ao longo dos anos.

Nota negativa: Desgaste excessivo dos pneus Pirelli acabou atrapalhando o planejamento de muitas equipes. Este assunto ainda vai dar o que falar...

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