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17 de abril de 2011

Grande Prêmio da China de Formula 1


O TREINO

O GP da China é disputado no circuito de Shanghai. Neste circuito iremos ver a 2ª maior reta da Formula 1 atual.

A reta é tão grande que o dispositivo DRS só poderá ser acionado após os primeiros 200 metros da reta. Alguns carros alcançam 320 km/h.


Briga interna

Massa defininitivamente equilibrou a disputa com Alonso, parece estar com a cabeça no lugar e o famoso incidente da troca de posições na temporada passada ficou esquecido.

Webber fracassou no Q3 e ficou de fora logo de cara. Resultado impressionante para quem guia o melhor carro da temporada.

Ao fim do Q2, o carro do russo Vitaly Petrov quebrou. A Renault ficou posicionada em um local perigoso, gerando uma bandeira vermelha (momento em que o treino é paralisado para a remoção de um carro ou parte dele). Todos os carros foram para os boxes, gerando uma verdadeira “largada no treino”!

Quem se deu mal foi Rubinho, que ficou em 15º. A Williams não tem um bom carro, e as melhorias alcançadas renderam muito pouco em termos de tempo ganho na pista.


Na decisão, Vettel brilhou mais uma vez e encaixou a 3ª pole seguida na temporada. As McLarens vieram logo atrás com Button e Hamilton. Rosberg colocou a Mercedes em 4º.

As Ferraris ficaram em 5º e 6º, com o espanhol superando o brasileiro por apenas 26 milésimos.


A CORRIDA

Lewis Hamilton viveu um verdadeiro drama na largada. Um vazamento de óleo em sua McLaren quase o forçou a largar dos boxes, o que comprometeria totalmente a sua corrida. O inglês foi para a pista faltando menos de 30 segundos para o fechamento dos boxes.

Na largada, Button e Hamilton ultrapassaram o pole Sebastian Vettel. Além de ter um sistema KERS menos eficiente que os outros times, Vettel largou mal. Mais uma vez Massa ganhou a posição de Alonso na largada.

Mesmo sendo apenas a terceira corrida do ano, esta temporada mostra uma competitividade muito grande entre os pilotos de ponta e medianos. Espero que as coisas se mantenham assim.

Jenson Button cometeu um erro incrível na primeira troca de pneus. Ele simplesmente confundiu a sua equipe com a RBR e parou no box errado! Nesta situação, Vettel ganhou a posição do inglês, perfeito para os planos do alemão.

Massa fez um excelente trabalho de boxes e quando voltou para a pista tinha Hamilton em sua cola, mas conseguiu se defender bem da pressão da McLaren e se manteve em 4º.

Schumacher x Alonso

Por cerca de 10 voltas vimos uma das grandes rivalidades da Formula 1 sendo revista. Michael Schumacher versus Fernando Alonso duelaram pela 7ª posição de forma honesta e com habilidade de sobra. O espanhol conseguiu ultrapassar o alemão em uma manobra de “poker”, quando blefou que ia por um lado, abriu e deu “X” no alemão. Definitivamente, um dos pontos altos da prova.

Na volta 32, Vettel parou nos boxes e Massa assumiu a liderança. A possibilidade de vitória para Massa parecia ser real, mas as paradas nos boxes dos demais pilotos estavam diferentes, sendo impossível afirmar quem tinha real vantagem. Quando Massa parou nos boxes, Vettel recuperou a posição.

As disputas entre pilotos da mesma equipe sempre chamam a atenção. A McLaren tem um histórico de grandes brigas caseiras (Senna x Prost, por exemplo), Button e Hamilton também travaram o seu duelo em Shanghai, com vantagem para Hamilton que ultrapassou Button com manobra no final da reta dos boxes.

Hamilton tinha um rendimento ótimo e rapidamente chegou em Massa, cujos pneus estavam bem gastos e não ofereceu resistência à McLaren. Button repetiu a dose e também ultrapassou o brasileiro.


Disputas finais

O jogo de pneus de Hamilton era superior ao jogo de pneus de Vettel. Para o bem da Formula 1, seria interessante que víssemos o inglês vencer, para que a classificação se equilibrasse. Hamilton chegou em Vettel quando restavam 7 voltas para o final. Os primeiros combates foram vencidos pelo alemão, mas, na parte interna do circuito, Vettel deixou espaço para Hamilton, que ultrapassou o alemão em um ponto incomum. Button também tentou alcançar Sebastian, mas foi atacado por Webber que incrivelmente, pulou da 18ª posição para o pódio, fechando a corrida em 3º lugar.

Lewis Hamilton alcançou o lugar mais alto do pódio pela 15ª vez em sua carreira, com Sebastian Vettel (ainda líder do campeonato) em 2º lugar e Mark Webber em 3º.

Nico Rosberg com a Mercedes ficou em 4º, bem à frente de seu companheiro de equipe Michael Schumacher, que finalizou o GP da China em 8º.

Massa manteve sua posição de largada, ficando em 6º, uma posição à frente de Alonso, que perdeu duas posições em relação à largada.

Após 3 corridas, a classificação dos Mundial de Pilotos é esta:

Sebastian Vettel

68 pontos

Lewis Hamilton

47 pontos

Jenson Button

38 pontos

Mark Webber

37 pontos

Fernando Alonso

26 pontos

Felipe Massa

24 pontos

Nota positiva: A escalada de Mark Webber. Excelente corrida de recuperação largando em 18º e chegando ao pódio, posição importantíssima para se manter perto das McLarens no Mundial de pilotos.

Nota negativa: Nenhuma! Poderia citar a Williams, mas vamos esperar chegar a temporada europeia...

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