Ah, os bons velhos tempos em que a seleção de Portugal era realmente de Portugal e tinha milhões de 'patriotas' torcendo pela seleção!
O Euro 2004, para quem não sabe, foi realizado em Portugal. No início, ninguém gostou muito da ideia: "Pô, como que vai gastar tanto dinheiro com estádio?". Mas, um pouco antes do início do campeonato, uma figura notável mudou a postura de 10 milhões de portugueses. O nome dele é Luiz Felipe Scolari, o cara.
Em uma coletiva de imprensa, ele pediu para que os portugueses apoiassem a seleção. Aí, deu uma sugestão: "coloquem a bandeira de Portugal na janela!". Foi dito e feito.
Foi lindo. Esta foto ´não é nem 1/3 daquilo que foi o Euro em Portugal. Foi uma mobilização enorme em torno de 11 marmanjos atrás de uma bola. Naquela época, havia orgulho de ser português (sim, por causa do futebol, mas não deixou de ser bonito).
Sabendo que o grande incentivador de toda essa união foi o Scolari, muito me espanta que ele nunca tenha sido unanimidade entre os torcedores portugueses. Como se eles tivessem conhecido algum outro treinador melhor do que ele. Bah!
A cada jogo, era uma euforia. O país parava, especialmente depois do melhor jogo da minha vida: Portugal-Inglaterra. A partida foi resolvida nos penalties. Lógico que o trabalho de toda a equipe contou, mas não tem como não referir o goleiro que fez a história acontecer: Ricardo.
Ricardo defendeu um penalty sem luvas! |
Esse goleiro, ou guarda-redes, como se diz em Portugal, foi monstro. O primeiro penalty da Inglaterra seria marcado por David Beckham (seu lindo!). Para destabilizar o bonito, Ricardo disse: "You're going to miss" (em português, você vai falhar). E ele falhou. Foi brilhante.
Ricardo ainda defendeu um penaltie sem luvas e ainda fez questão de marcar o último penalty. Foi ainda mais brilhante. E o país parou.
Tentei achar um vídeo desse jogo e achei bastantes. Mas para vocês sentirem o que todos os portugueses sentiram naquela noite, vocês precisam ver este vídeo. É um homenagem a Jorge Perestrelo, um dos melhores radialistas de Portugal, que morreu em 2005, e contém parte da narração desse dia. Porque às vezes é melhor ouvir do que ver.
Todos sabem como foi o desfecho do Euro para Portugal nesse ano. Depois de uma campanha daquelas, não merecíamos ter perdido. Mas ficará na memória aquela seleção, apaixonada por um país que retribuía o sentimento.
O próximo vídeo não é recomendado a portugueses apaixonados por futebol. É de arrepiar.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário poderá ser usado contra você no tribunal!
Por isso pense duas vezes antes de:
- Fazer um comentário racista ou preconceituoso;
- Ofender alguém com palavrões;
- Incentivar atos de vandalismo;
- E divulgar pornografia.
Fora isso você pode fazer qualquer coisa aqui no Falta Pra Cartão.
Obrigado e volte sempre!