E a seleção brasileira, depois de anos de desencontro com a torcida, voltou a cair na graça dos apaixonados por futebol. Ao se consagrar campeão em cima da toda-poderosa Espanha, os canarinhos provaram que a tal da "hierarquia do futebol" citada por Parreira ainda dá as suas cartas.
Foto: Veja |
A consagração do time montado por Felipão acontece no mesmo período em que assistimos à formação de um novo povo brasileiro, que sai às ruas, protesta, reivindica, saqueia lojas e que, acima de tudo, tomou conhecimento do seu poder e de como pode, se quiser, conseguir que o governo, aos poucos, faça aquilo que precisa fazer: trabalhe e pare de roubar.
No entanto, há quem queira insistentemente confundir o futebol com o panorama político que vivemos atualmente. Sim, muitos dos protestos são direcionados ao superfaturamento das obras para a Copa do Mundo. Mas lá no gramado, dentro das quatro linhas, o que se joga é futebol.
Logo após o apito final, começaram a pipocar teorias da conspiração de que o Brasil tinha comprado esse jogo para ~calar~ os protestos. Eu não acredito nisso. Acho que o Brasil ganhou porque jogou mais. E, sinceramente, duvido que a Espanha vendesse essa Copa, já que é o único título que falta àquela que é considerada a melhor equipe do mundo. Precisamos parar de achar que todo mundo se vende em troca de uma cesta básica ou de um carro zero quilômetro na entrada da casa.
Há quem diga que ontem o povo voltou a ser alienado porque comemorou a vitória da seleção. "Ah, mas lá na Espanha a educação é melhor, lá na Espanha eles têm saúde boa, lá na Espanha a corrupção não corre solta". Gente, calma, é apenas um jogo de futebol. Relaxar durante 90 minutos e assistir uma boa pelada não faz de ninguém uma pessoa má, que não quer saber das melhorias no País, tal como deixar de assistir o jogo por protesto ou desistir de ir assistir à final, mesmo com o ingresso comprado (como estes cidadãos aqui) não faz de ninguém uma melhor pessoa, mais antenada. Tem horas que futebol é futebol, e política é política.
Que quem queira protestar, proteste, e que quem apenas queira ver um bom jogo de futebol, veja. Democracia é isso. Se começarmos a querer mandar no que os outros fazem, seremos tão ruins como aqueles que queremos tirar do poder.
Nenhum comentário :
Postar um comentário
Seu comentário poderá ser usado contra você no tribunal!
Por isso pense duas vezes antes de:
- Fazer um comentário racista ou preconceituoso;
- Ofender alguém com palavrões;
- Incentivar atos de vandalismo;
- E divulgar pornografia.
Fora isso você pode fazer qualquer coisa aqui no Falta Pra Cartão.
Obrigado e volte sempre!